NOITE DE HOMENAGENS MARCA ENTREGA DOS TROFÉUS FUNDAÇÃO PADRE ALBINO E MONSENHOR ALBINO

Alan Gazola segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Fundação Padre AlbinoColégio CatanduvaMuseu Padre AlbinoRecanto Monsenhor AlbinoHospital de Câncer de CatanduvaHospital Emílio CarlosHospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoVenerável Padre Albino

Profa. Dra. Ana Paula Girol e Prof. Laer Sérgio Dervelan foram os grandes homenageados da cerimônia.

Na última sexta-feira, 19 de setembro, foi realizada a cerimônia de outorga dos troféus Fundação Padre Albino e Monsenhor Albino, evento que integrou a programação da 34ª Semana Monsenhor Albino. A cerimônia foi realizada no campus sede da Unifipa, marcada por emoção e reconhecimento, tendo como grandes homenageados a Profa. Dra. Ana Paula Girol e o conselheiro Prof. Laer Sérgio Dervelan.
A mesa solene foi composta por José Carlos Rodrigues Amarante, presidente do Conselho de Curadores da FPA; Dr. Nelson Jimenes, reitor da Unifipa; e Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, representando o diretor-presidente Reginaldo Donizeti Lopes.

Profa. Ana Paula foi distinguida com o Troféu Fundação Padre Albino, concedido a colaboradores que se destacam pelos relevantes serviços prestados à instituição e cujo trabalho serve de estímulo aos demais colegas. O reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, ressaltou o currículo da homenageada, que possui diversas especializações, ampla produção científica publicada em periódicos internacionais e que, no próximo mês, representará a instituição em congresso na China. “Um reconhecimento mais que merecido... uma representatividade da nossa instituição”, destacou.
Visivelmente emocionada, Ana Paula dedicou o troféu à família, aos pais (in memoriam), aos filhos e à Fundação Padre Albino. “Recebo este troféu com o coração transbordando de alegria e orgulho, não apenas pela honra, mas por tudo o que esta instituição representa em minha vida”, afirmou.

Na sequência foi a vez do conselheiro Prof. Laer Sérgio Dervelan receber o Troféu Monsenhor Albino, destinado a reconhecer pessoas que colaboraram com Monsenhor Albino ou que seguem seu espírito benemérito e cristão em trabalhos junto à Fundação. Antes da entrega, o conselheiro Dr. Nelson Lopes Martins destacou a trajetória profissional e pessoal do homenageado.
Laer recebeu o troféu das mãos de Dr. José Carlos Rodrigues Amarante e agradeceu ressaltando a importância do voluntariado. “Sempre procurei me espelhar no exemplo de Monsenhor Albino, do qual tive o privilégio de conviver desde os meus 12 anos até sua morte. Suas palavras e testemunho de vida me inspiram até hoje”, declarou. Emocionado, concluiu: “Me sinto muito honrado em receber este troféu, que colocarei em destaque na minha casa, junto à imagem da Sagrada Família”.

Após a cerimônia, que contou com a presença de familiares, amigos, conselheiros, diretores, gestores e colaboradores da Fundação Padre Albino, os convidados participaram de coquetel de confraternização, com apresentação do violinista Ewerton Rodrigues, membro da Orquestra Sinfônica de Catanduva.

Segundo o mestre de cerimônias e assessor de imprensa da FPA, Mauro Assi, a finalidade dos troféus é clara: “Reconhecer e homenagear, ainda em vida, pessoas que se destacam em dedicação à Fundação, agradecendo pelos bons serviços prestados, pelo voluntariado e para que seu testemunho seja estímulo e exemplo para seus colegas”.

Currículo dos homenageados
Profa. Dra. Ana Paula Girol - Docente da Unifipa desde 1995, onde lecionou nos cursos de Medicina e Biomedicina e coordenou o curso de Biomedicina, é atualmente pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP/IBILCE, é mestre em Morfologia e doutora em Genética (Unifesp) e pós-doutora em Imunomorfologia (Unesp).
Atua como professora permanente nos programas de pós-graduação em Biociências (Unesp) e em Biologia Estrutural e Funcional (Unifpes), com experiência em Biologia Celular, Histologia e Embriologia. Desenvolve pesquisas sobre plantas medicinais, compostos bioativos e biomateriais em processos inflamatórios e tumorais, além de inovar no ensino com estratégias que unem ciência e arte. Com ampla produção científica nacional e internacional, é autora e coautora de livros, capítulos e artigos, revisora de periódicos e colaboradora em instituições universitárias no Brasil e no exterior.

Prof. Laer Sérgio Dervelan - Contabilista e graduado em Geografia, Estudos Sociais e Pedagogia, construiu carreira como educador e gestor público. Lecionou em escolas de Catanduva e região, foi diretor de escola entre 1990 e 1998 e atuou na Diretoria de Ensino de Catanduva até sua aposentadoria em 2006. Com forte atuação comunitária, foi tesoureiro e coordenador do Patrimônio da Matriz de São Domingos, coordenador diocesano do Movimento de Cursilhos e presidente da Associação dos Cursilhistas de Catanduva. Na Fundação Padre Albino integra o Conselho de Curadores desde 2011, já atuou como 1º Tesoureiro da Diretoria Administrativa e presidente do Conselho Fiscal. Há mais de 14 anos dedica-se voluntariamente à instituição.

Fotos: Comunicação FPA

Galeria


 

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO
Rua dos Estudantes, 225
CEP 15809 144
Catanduva . SP
17 3311 3200 . Fax 17 3311 3201

PADRE ALBINO - FUNDAÇÃO PADRE ALBINO